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O tribunal da internet: A reputação de Tânia Bulhões

  • Foto do escritor: Yellow Dot
    Yellow Dot
  • 7 de fev.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de fev.

Vivemos na era do compartilhamento instantâneo, onde uma xícara pode valer mais que uma estratégia de marketing milionária. Foi exatamente isso que aconteceu com a renomada marca de luxo Tania Bulhões, que viu seu prestígio tremer ao ser questionada por um simples vídeo de uma influenciadora.


Para quem não conhece, Tania Bulhões é um dos grandes nomes do luxo brasileiro. Empresária e designer, ela construiu um império de louças, perfumaria e decoração para casas sofisticadas.


Com lojas que mais parecem galerias de arte e produtos que prometem exclusividade, a marca se consolidou como referência no setor.


Seu público? Um seleto grupo que valoriza a sofisticação, a tradição e claro, a sensação de estar adquirindo algo único. Mas, ao que parece, nem tudo é tão exclusivo assim.


Coleção Marquesa
Coleção Marquesa

Tudo começou quando Izadora Palmeira, em uma inofensiva visita a um café na Tailândia, notou que estava sendo servida em uma xícara idêntica às da coleção Marquesa, da Tania Bulhões – com um pequeno detalhe: sem o logotipo da marca. O caso foi para as redes sociais e, em questão de horas, internautas fizeram suposições sobre a autenticidade dos produtos da empresa.


O que aconteceu depois? Um clássico da internet: um tsunami de críticas, memes e questionamentos sobre a exclusividade dos produtos da marca, tudo impulsionado por outra influenciadora, Isa Rangel, que alavancou ainda mais a história.


O que poderia ser um episódio banal virou uma novela digital, com direito a notificação extrajudicial e debates inflamados sobre direitos autorais, exclusividade e claro, a força do marketing digital.


A marca que fez um esforço para controlar os danos, justificou que seus produtos são frequentemente copiados e que um fornecedor desonesto teria vendido peças sem o devido controle de qualidade. Mas convenhamos: no tribunal das redes sociais, a defesa precisa ser muito mais criativa do que um simples comunicado oficial.


Curiosamente, o escândalo também trouxe à tona um episódio do passado da empresária Tania Bulhões: uma condenação por fraude em importações. Sim, porque nada como um viral para fazer os internautas virarem detetives e escavarem histórias arquivadas.


Esse episódio nos ensina uma valiosa lição sobre branding na era digital: você pode construir uma reputação por décadas, mas tudo pode ruir em 60 segundos de viralização.


O marketing de influenciadores é uma ferramenta poderosa, mas também um campo minado.


Quem diria que uma xícara teria tanto poder não é mesmo?

 
 
 

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